''Pode realmente o futuro de Hyrule depender de um garoto tão preguiçoso?''
E não é que podia?
Nesse novo quadro semanal, tentarei abordar um jogo Nintendista, listando algumas informações, curiosidades e easter eggs.
Espero que gostem! ^^
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais que um jogo, uma lenda!
O que dizer de um jogo que está presente em 4 plataformas diferentes, vendeu 8.6 milhões de cópias e até hoje é considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos?
Nada menos que uma lenda.
Legend of Zelda: Ocarina of Time foi lançado em 1998 para o console Nintendo 64. Foi um dos jogos mais vendidos do console, chegando a vender 5 milhões de cópias apenas nos primeiros cinco meses. O jogo também foi lançado para GameCube em dois discos (Collector's edition e um disco bônus que também tinha a versão Master Quest), foi lançado para Wii no Virtual Console e para 3DS totalmente renovado, sob o nome de Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Enredo e Cronologia
Vou tentar simplificar o enredo de modo que não dê muitos spoilers:
Dentro da floresta dos Kokiri, seres que lembram elfos, vivia Link, o único Kokiri que não tinha uma fada. Mas a vida é uma caixinha de surpresas. Um dia, uma
Link então parte para ver a árvore
Com respeito a cronologia, Ocarina of Time é o 4º na linha do tempo, e é nesse jogo que a linha se divide em 3.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jogabilidade
A jogabilidade de Ocarina of Time é ótima, mas não é perfeita. Enquanto jogava, algumas vezes eu percebi que o Link era ''travado'', digamos assim. Mas para aquela época, isso era o ápice de tecnologia. O Z-Targeting, sistema que fazia Link travar a mira em um inimigo, revolucionou e é usado até hoje.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A mudança para o 3DS
Várias coisas foram mudadas na versão para 3DS. Obviamente, os gráficos estão muito mais bonitos.
A jogabilidade meio travada que eu citei anteriormente também foi completamente mudada, com os movimentos de Link fluindo melhor. Para suprir a falta de botões do 3DS com relação ao N64, algumas funções foram colocadas na tela touchscreen do portátil.
Outras diferenças notáveis foram a inclusão do modo Master Quest, o mesmo jogo com algumas mudanças que o deixam muito mais difícil e o modo Boss Rush, em que o objetivo é detonar os chefes dentro do menor tempo possível. Lembrando que esses modos são destravados quando o jogo é terminado. Outra diferença foi a inclusão das Sheikah Stones, pedras que mostram o que vai acontecer no futuro, para que você não fique parado no jogo sem saber o que fazer.
Outra mudança foi com respeito ao prêmio das Skulltulas. Ao matar 20 skulltulas no N64, você ganhava um item chamado Stone of Agony, um item que fazia o controle do N64 vibrar quando Link passasse por lugares com coisas escondidas. Como o 3DS não vibra, esse item foi mudado para o Shard of Agony, que faz a mesma coisa que o antecessor, mas agora ele pisca na tela.
As demais mudanças foram bem sutis, como por exemplo, o símbolo dos Gerudos foi mudado, a música do Fire Temple teve uma parte removida e o Bottom of the Well teve todo o sangue no seu chão removido.
Curiosidades
Legend of Zelda: Ocarina of Time é um jogo de 15 anos atrás que permanece extremamente atual. Pessoas até hojem caçam mitos e glitches nele ou na sua versão mais nova em 3D.
Com certeza o maior mito do jogo é o de conseguir a Triforce, coisa que hoje sabemos que não é possível, mas tem doido que ainda tenta.
Outra coisa que a maioria deve saber é que é possível usar a Master Sword enquanto ainda se é criança através de glitche e que o jogo faz referências à série Super Mario.
Outra curiosidade é que mesmo o jogo tendo uma classificação etária baixa, é possível ver um soldado morrendo ao vivo! Não acredita? Veja.
Uma nave de Star Fox também aparece no código do jogo, mas só é acessível através de cheat. Veja como ficou esse ''cross-over''.
E para encerrar: Sabe aqueles inimigos que aparecem sem parar? Pois é, matando uma certa quantidade deles, uma versão gigante aparece!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Visão geral
Legend of Zelda: Ocarina of Time é um sucesso absoluto. Aqui eu quis abordar um pouco de cada coisa presente nesse jogo, mas fiquem cientes de que existe muito mais. Zelda realmente é digno de ser chamado de lenda, Ocarina of Time realmente mostra isso. Até o próximo jogo da semana e que a Deusa Hylia fique com vocês! o/